Futuro próximo - resenha

  

💝Lido em 01/2021💝

👉 FUTURO PRÓXIMO 👈



Livro:  FUTURO PRÓXIMO

Autor: Allany Victoria
Páginas: 47
Idioma: Português
Gênero: Ficção científica

Sinopse:

Victoria, uma jovem de 15 anos teve sua vida completamente mudada após um grave acidente.

Dizem que a experiência do coma é diferente para todos. Alguns podem ouvir e sentir elementos do mundo exterior sem poder expressar nada. Contudo, nada se compara ao vivido por ela.

Estar em um mundo que não é o que conhece, anos e anos no futuro, não seria possível. Mas para a jovem foi.

Curiosidade:


Esse é o meu primeiro livro finalizado em 2021, fiquei surpresa em ler sobre um assunto tão importante e tão atual e o melhor, escrito por uma garota de 14 anos. Confesso que acreditava ser uma história real, já que muitos dados semelha a fatos reais. A personagem tem 15 anos e ela entra em coma em 2020. A idade da autora.
Mas essa questão é mera coincidência, já que eu tirei essa dúvida com a própria autora que aliás, é uma garota especial e muito inteligente.
Fiquei muito feliz que logo no primeiro livro do ano eu tive uma surpresa tão agradável como essa história.

Ao ler o futuro próximo podemos observar que ele não é tão ficção assim. Se tivermos o mínimo de informação e empatia com nosso planeta maravilhoso que nos fornece tantos benefícios gratuitos, podemos sentir o estrago que causamos nele, dia após dia.
E isso que a autora transmite no livro. Uma conto rápido com altas reflexões sobre o que estamos fazendo para melhorar além de subir hastag no twitter e levantar bandeira do sim ou do não.
Todos nós temos o poder, não o de gritar ou reclamar, todos temos o poder de tentar, de lutar e inventar algo para melhorar as condições de vida na terra para que em um futuro próximo nossos filhos e netos possam ter um mundo em que tenha o mínimo de condições de sobrevivência.


RESENHA:


Victoria é uma adolescente de 15 anos que sofre um acidente tentando defender a amiga de um namorado abusivo e entra em coma profundo. O livro se passa todo no período de coma da garota Victoria. Ela tem uma experiência de viagem para o futuro, o que nos faz refletir bastante nossas atitudes atuais.
Mesmo sendo um conto bem rápido e com alguns erros que não altera em nada a mensagem principal do livro, se o leitor observar a história com o coração sentirá realmente que a história nos passa um recado importante.

*Como será nosso planeta daqui alguns anos?
*Estamos fazendo algo para melhorar? 
*Ou vamos deixar o desastre acontecer e culpar o governo depois?

Enfim, é profunda essa narrativa, principalmente vindo de uma mente tão jovem. Uma mensagem reflexiva e poderosa, pois ao lermos, é impossível evitar que ao andar da "carruagem", nosso planeta pode sim ter um futuro parecido, ou se não, bem pior.

Bom, Victoria se vê no futuro desconhecido, há muitos anos depois do seu atual, lá ela observa que o planeta está enfrentando problemas graves resultantes de atitudes inconsequentes do ser humano do seu tempo atual. Lá ela conhece Anderson, um médico que junto a sua irmã, estão planejando uma forma de fugir desse planeta em uma nave e povoar outro planeta.
Victoria não se conforma com essa atitude, já que com tanta tecnologia poderiam investir em algo que melhorasse e recuperasse o planeta sem ter que fugir e deixar muitas pessoas para trás.
Ela discute com esse rapaz, que é um dos poucos que não é um robô, já que no ano 2302 as máquinas lideram, pois o ar poluído e a falta de água deixou o ser humano inapto a qualquer função, seja usando força ou não.
O interessante é que, por estar no futuro, a própria personagem tem um livro que ela lançou no seu ano em coma, contando essa situação que viveu e que ninguém acreditou nela. Ela sai em busca do livro, porém Anderson o encontra primeiro e guarda, pelo que pareceu, o moço do futuro se apaixonou pela nossa garotinha e quer que ela fique no seu tempo. Isso irritou mais Victória, pois ela viu isso como um ato egoísta e mesquinho, causando outra briga entre eles.
A garota procura um familiar seu também, que ao vê-la já sabe tudo sobre ela, pois leu seu livro do passado. 

Enfim, se eu contar tudo vai perder a graça de você ler o livro, então já corre na amazon e leia esse livro, mas leia com a mente reflexiva.





Reflexões e impressões:


Lendo esse livro, minhas teorias de que o mundo precisa de mais pessoas que lê livros e estuda, só aumenta, porque vejo sempre pessoas gritando, fazendo protesto, subindo hastag, mas não vejo niguém fazendo algo útil para tentar melhorar nossa forma de vida aqui.
Sim, gente. Todo mundo pode fazer algo.
Desde um papel que não é jogado nas ruas, nas praias, desde evitar gastar água sem necessidade, fazer campanha de conscientização, economizar energia também, porque o gerador de energia utiliza água, e muita água.
Então, o que uma hastag no twitter vai fazer por isso? Se a atitude tem que ser nossa?
O que um protesto contra um governo vai fazer, se não fazemos nossa parte?
Por exemplo:
Se o governo cria uma campanha que, quem jogar lixo na rua gera multa, logo sobem a # governoladrão só quer nosso dinheiro. E mantém o lixo sendo espalhado pela rua e praia. Qualquer campanha que um governo tentar fazer, gerará um protesto dizendo que é anti-democrático ou abusivo.

Então, vamos refletir sobre nossos atos antes de criticar os outros, vamos fazer a nossa parte, vamos ler, vamos estudar, vamos investir nosso tempo em busca de formas para melhorar o mundo.

A impressão que tive do livro, é que, uma adolescente escrevendo esse livro, só mostra o quanto temos que mudar, e ela, uma rara garota, está pedindo socorro por um futuro que pode não ser o meu ou o seu, e sim, o dela e dos seus filhos e netos.

Espero que tenham gostado da resenha, peço a gentileza, se gostou, comenta aí e compartilha com os amigos.

Clique na imagem e leia esse livro incrível, você não vai se arrepender






Escrito por:
Eugênia Haensel
Escritora, revisora, diagramadora e resenhista
Contatos
Ig: @autoraeugeniahaensel
Face: @autorahaensel
Whats: (11) 99346-6794



Comentários