👐 A metamorfose👐
👉Livro lido em março de 2019👈
Livro: A metamorfose
Autor: Franz Kafka
Páginas: 98
Idioma: Português
Gênero: Clássicos
A metamorfose - Franz Kafka
Esse livro eu li para fazer um trabalho da faculdade, confesso que me surpreendi, pois eu amei a história, amei a indicação
Sinopse:
A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.
Resenha:
Kafka é um artista completo que deixa qualquer leitor boquiaberto com suas histórias.
A metamorfose conta a história de Gregor, um caixeiro viajante que vivia para o trabalho, nunca faltava, nem sequer se estivesse doente, em um dia incomum, Samsa acorda metamorfoseado em um enorme inseto asqueroso, fazendo-o ficar completamente isolado em seu quarto, como não era de costume ele faltar no trabalho, toda sua família, inclusive seu chefe, ficaram preocupados com seu estado repentino, chegando a enviar o secretário do chefe para buscá-lo em casa.
Gregor passa a morar definitivamente somente em seu quarto, abalando todo psicológico da família, sua irmã cuida dele, mesmo evitando olhar para a figura horrenda que ele tem se transformado, ela é a única que tem coragem de se aproximar de Gregor.
Enfim, quando os pais de Samsa resolvem vê-lo, tem outros ataques de pânico, atingindo Gregor e o levando a morte, com sua morte, a família se sente livre e aliviada do peso e da vergonha que Gregor tem se tornado para a família.
Opinião:
Pelo meu entendimento do livro, existe um certo conceito de metáfora, incluindo uma estafa de Gregor que sempre trabalhou e fez tudo para todos menos para si próprio, acabou se cansando e entrando em estado esquizofrênico para fugir da própria realidade.
A família de Gregor sempre o elogiou, por ser trabalhador e nunca faltar ao trabalho, após Gregor se transformar em inseto, toda a família passou a escondê-lo da sociedade e ter vergonha do que o filho se tornou, sendo assim, após a morte de Gregor, a família se viu livre e aliviada, mudando sua rotina de vida, e sentindo a paz que tanto queriam.
É um livro que mexe com qualquer psicológico e que cada um interpreta de maneira diferente, vale muito a pena ler, pois nos abre os olhos e nos ajuda refletir sobre a vida e a convivência em família.
Comentários
Postar um comentário